Você está em Acontece Agora

Caravana Planeta Agora leva cultura e arte a cidades da região Sudeste

O projeto inclui sessões de cinema e teatro – em uma carreta que se transforma em auditório de 150 lugares, com ar condicionado – e oficinas para educadores da rede pública. A primeira cidade a receber a Caravana conduzida pelo Agora Sistema de Ensino, da Editora Saraiva, será Guariba (SP), com apoio da Prefeitura local

Entre os meses de agosto e setembro, seis cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo irão receber atividades culturais, artísticas e educacionais para crianças e educadores – todas gratuitas –, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e à arte. Direcionado para escolas da rede pública, a iniciativa chama-se Caravana Planeta Agora. É fruto de uma parceria entre o Circuito Estradafora – projeto cultural itinerante criado pela ONG Teatro de Tábuas, que já foi apresentado a mais de 300 mil crianças e jovens em mais de 200 cidades de todo o país – e o Agora, o sistema de ensino da Editora Saraiva para as escolas públicas.

O primeiro município onde a Caravana vai chegar será Guariba, no interior de São Paulo, entre os dias 1º e 5 de agosto. Depois, será a vez de Pontal (SP, de 8/8 a 12/8), Taquarivaí (SP, de 15/8 a 19/8), Poços de Caldas (MG, de 22/8 a 26/8), Viana (ES, de 29/8 a 2/9) e Nova Friburgo (RJ, de 5/9 a 9/9).

Em cada cidade serão quatro dias de atividades, com oito sessões de teatro infantil, oito de cinema, com o filme Toy Story 3, e duas oficinas para 40 educadores (20 por vez), uma de música e reciclagem e outra de jogos teatrais. Serão distribuídos 2.500 ingressos para as 16 apresentações a serem realizadas em uma carreta desenvolvida especialmente para o projeto, que se transforma em um auditório de 150 lugares, com ar condicionado.

Entre as ações da Caravana Planeta Agora, destaca-se o “Abraço Verde nas Escolas”, que prevê o plantio de mudas de árvores frondosas ao redor das escolas e o trabalho de literatura com a temática do meio ambiente, além da distribuição de sementes.

Já o espetáculo infantil Trilhos que eu mesmo fiz conta a história de três amigos inseparáveis (Chen Liang, Olavo Pinheiro e Caroline) que se encontram na plataforma da estação principal da cidade todos os dias só para verem o mesmo trem passar. Até que um deles tem a ideia de entrar no trem e sair viajando pelo mundo, com o cachorro Pipoca. Destinado ao público com idade entre 4 e 12 anos, a peça tem duração de 50 minutos e apresenta uma viagem pelas estações do ano, na qual crianças e adolescentes descobrem as possibilidades que a natureza oferece e também refletem sobre valores como a amizade e a preservação do ambiente.

Editora Saraiva
O AGORA SISTEMA DE ENSINO® PERTENCE À SARAIVA